O recado do Rio Pirangi O rio Pirangi se zangou de tanto ser maltratado e humilhado por nós, população ribeirinha. Nós, que aterramos as suas margens para construirmos casas em seu antigo leito, com o consentimento dos administradores bundões das cidades por ele banhadas. Nós, que o usamos como esgoto para jogarmos os nossos dejetos humanos dos banheiros das nossas casas. Nós, que o desviamos indevidamente do seu eterno leito, por ele construido ao longo dos séculos. Nós, que o assoreamos diariamente com sedimentos dos mais diversos. Nós, que cortamos e queimamos as suas matas ciliares. Nós, que o envenenamos com produtos tóxicos, sobretudo os utilizados na lavoura da cana-de-açúcar. Nós, meros mortais que ainda não aprendemos que: QUANDO AGREDIDA A NATUREZA APENAS SE VINGA. E o velho Pirangi se vingou e falou: - Saiam da frente que eu estou passando lavando e levando toda a sujeira feita por vocês. E por favor respeitem-me, se não, da próxima vez será bem pior.
O recado do Rio Pirangi
ResponderExcluirO rio Pirangi se zangou de tanto ser maltratado e humilhado por nós, população ribeirinha.
Nós, que aterramos as suas margens para construirmos casas em seu antigo leito, com o consentimento dos administradores bundões das cidades por ele banhadas.
Nós, que o usamos como esgoto para jogarmos os nossos dejetos humanos dos banheiros das nossas casas.
Nós, que o desviamos indevidamente do seu eterno leito, por ele construido ao longo dos séculos.
Nós, que o assoreamos diariamente com sedimentos dos mais diversos.
Nós, que cortamos e queimamos as suas matas ciliares.
Nós, que o envenenamos com produtos tóxicos, sobretudo os utilizados na lavoura da cana-de-açúcar.
Nós, meros mortais que ainda não aprendemos que: QUANDO AGREDIDA A NATUREZA APENAS SE VINGA.
E o velho Pirangi se vingou e falou:
- Saiam da frente que eu estou passando lavando e levando toda a sujeira feita por vocês. E por favor respeitem-me, se não, da próxima vez será bem pior.